Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gordura Localizada

Estava farta da gordura localizada, tive que procurar soluções!

Gordura Localizada

Estava farta da gordura localizada, tive que procurar soluções!

Ter | 12.06.18

Porque é que emagrecemos mais quando fazemos exercício?

Todos sabemos que fazer exercício físico nos ajuda a perder peso. Mas nem todos sabemos porque é que isso acontece. Às vezes, fazer exercício físico ajuda-nos a ganhar massa muscular e, consequentemente, aumentamos de peso. Outras, parece o passo inevitável para atingir a boa forma. Afinal, porque é que emagrecemos quando fazemos exercício e fitness?

 

A equação para perder peso é simples: é preciso gastar mais energia do que a que consumimos. A energia de que dispomos provém do que comemos - daí ser tão importante prestar atenção à dieta e fazer a contagem de calorias quando estamos a tentar perder peso. Essa é a parte mais simples da equação, porque ainda falta nos perceber como é que realmente gastamos tudo aquilo que comemos.

 

Há uma certa percentagem do que comemos que serve para nos mantermos vivos. O nosso corpo precisa de energia até para respirar! Qualquer coisa que façamos durante o dia exige uma certa quantidade de energia - seja para andar, seja para cozinhar ou até para escrever um texto no computador. Portanto, há uma quantidade mínima de energia que precisamos todos os dias - essa quantidade varia consoante o seu estilo de vida. Pode fazer o cálculo para si, tendo em conta a idade, altura, peso e actividade.

 

Se comemos mais do que o necessário para preencher essas necessidades, engordamos. A menos, claro, que façamos exercício físico e tenhamos cuidados de fitness. Nesse caso, o exercício vai eliminar parte (ou toda) das calorias que comemos em demasia - especialmente se forem hidratos de carbono. É por isso que fazer exercício nos ajuda a emagrecer.

 

Mesmo assim, o gordura e a proteína são mais difíceis de desgastar através do exercício. O corpo usa a gordura como uma “reserva” de energia, por isso só perdemos a gordura quando já eliminamos todos os hidratos. Quanto à proteína, pode ser convertida em músculo através de exercícios de peso corporal, musculação ou culturismo.

 

É por isso que, algumas vezes, o exercício físico até nos ajuda a ganhar peso. O aumento de massa muscular pode traduzir-se num aumento de peso (na balança) ao fim de algum tempo, mas isso é apenas porque a massa muscular é mais pesada do que a massa adiposa (gordura). Na realidade, o seu corpo ficará muito mais tonificado e saudável!