Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gordura Localizada

Estava farta da gordura localizada, tive que procurar soluções!

Gordura Localizada

Estava farta da gordura localizada, tive que procurar soluções!

Sab | 04.08.18

Dicas para ser freelancer e organizar o dia a dia

Ser uma personal trainer freelancer nem sempre é fácil. Aliás, ser freelancer e não obedecer um horário de trabalho definido não é tão maravilhoso quanto parece: ser freelancer requer muita mais disciplina do que a maioria das pessoas imagina, além de ser um caminho solitário. Como sei que não estou sozinha nesta luta - há cada vez mais pessoas a trabalhar remotamente ou a lançar-se sozinhas no mundo do trabalho - partilho algumas dicas para ser freelancer.

 

Image result for agenda

 

Organizar o seu tempo como freelancer. O maior desafio de qualquer freelancer é organizar o seu tempo. Tente dar um horário a si mesmo: defina em que dias quer descansar e entre que horas está disposto a trabalhar. Como a maioria dos freelancers tem vários clientes, crie um calendário dividido por horas em que possa agendar cada um deles. Assim, consegue dar resposta a todos os pedidos.

 

Ser freelancer também é ser comercial. Não se esqueça que esse plano também deve incluir tempo para angariar clientes, fazer networking, lançar facturas e prestar declarações às finanças. Ser freelancer significa assumir vários papéis ao mesmo tempo! Um deles é exactamente angariar clientes e fazer “atendimento ao público”. De facto, alguns freelancers possam tanto tempo a trabalhar como a angariar clientes - é por isso que plataformas como a Zaask e a Fixando nos ajudam tanto.

 

Encontrar uma comunidade. A vida de freelancer pode ser muito solitária: os intervalos deixam de ser para “dar um dedinho de conversa” com o colega da secretária ao lado. Procure uma comunidade de outros freelancers (se tem um trabalho sedentário, pode procurar espaços de coworking) ou inscreva-se em fóruns online. Há websites dedicados a digital nomads, fóruns de websites para prestadores de serviços e até fóruns sobre contabilidade: é importante falar com mais pessoas na mesma situação.

 

Arranje um hobby. Quando se trabalha por conta própria, é muito fácil que todo o dia pareça “horário de trabalho”. Fazer telefonemas e responder a emails a qualquer hora do dia; trabalhar a qualquer dia da semana; não tirar férias durante meses. Nem sempre é fácil separar a vida pessoal da profissional! Por isso, acho que é muito importante encontrarem um hobby - aulas de línguas, ir ao ginásio, fazer aulas de desporto em grupo - que seja um horário marcado para fazer check out.